O primeiro aniversário na escola: expectativas dele e minhas!

Categorias: Festas, Muito mais, Relatos de experiência

Então mais um ano se passou, e em dois dias completamos 3 anos, ele de vida e eu de maternidade. Passa rápido!!! Eu arriscaria dizer que este é o primeiro aniversário em que Pedro realmente entende o que está acontecendo. Aos 2 anos fizemos uma festa pra ele, ele ficou extasiado, pede pra ver o álbum, muitas vezes quando vai ao aniversário de alguém (seja adulto ou criança) ele pergunta se vai ter “paabens do mickey”, ele registrou o que aconteceu, mas foi tudo uma grande surpresa, ele só realizou quando chegou lá e viu aquilo tudo pronto, antes da festa, acho eu, não tinha idéia.

Já agora o contexto é outro, ele escolheu o “paabens do Woody”e há pelo menos uns dois meses pergunta se “é hoje o dia da festa do Pedro Culado na escola?”. Isso é muito legal e ao mesmo tempo aumenta incrivelmente a minha responsabilidade, porque significa que agora ele tem expectativas sobre a festa, e expectativas não verbalizadas!!! O que será que ele está sonhando?! Na vida é assim, tudo que fazemos pela primeira vez dá um friozinho na barriga né?! Quando envolve filho então…. o primeiro banho, a primeira papinha, o primeiro aniversário e agora a primeira festa na escola, e dessa vez eu nem estarei lá para ver! Na escola do Pedro é assim, os pais não participam da festa, é uma comemoração exclusiva do ambiente escolar, com os amiguinhos e professoras exatamente como todos os dias. Com toda essa pressão, eu que não sou nada organizada nem planejada comecei a pensar nessa festinha com alguma antecedência, uns 2 meses (pra mim é muito, acreditem!).

Como eles ainda são pequenos a escola limita bastante as opções e as providências se resumem a um bolo (sem cobertura e sem recheio), lembrancinhas e artigos decorativos do tema (vela, toalha e o que mais você quiser mandar). Me concentrei primeiro no bolo, como fazer um bolo temático sem cobertura?! Então recorri a um artifício do tempo que eu era criança: o bolo caixa! Vocês lembram daquelas caixas de isopor imitando bolo que quando a gente abria já tinha os pedaços cortados embrulhados em papel laminado?! Então, exatamente isso! Claro, e ainda bem, eu não fui a única a pensar nisso e não foi difícil achar quem vendesse na internet. Comprei pelo Elo 7!!! Ufa, o principal estava resolvido!


bolo caixa toy story 2

 

bolo caixa toy story

Agora o mais difícil: as lembranças. Vamos combinar, eu acho super difícil escolher o que distribuir, tem muita coisa incrível mas a preços não tão incríveis, então precisava valer a pena…. Passei a observar o que o Pedro trazia na mochila das outras festinhas, eu também não queria fazer uma coisa over.  E constatei que realmente os brinquedos para festas na escola eram mais simples, sem personalização, uma garrafinha aqui, um kit de desenho ali, uma bolhinha de sabão…. coisas assim, mas sem aquelas sacolas cheias de bugigangas que se acumulam nas nossas casas e muitas vezes não fazem mais do que alguns minutos de sucesso. Eu queria ser original, mas com alguma coisa útil que as crianças realmente brincassem. Corri pro Saara e encontrei o que eu queria, quebra-cabeças a preços populares!!! Juntei com uma squeeze, saquinhos e fitas e pronto, estavam feitas as lembrancinhas. O resto não foi difícil, copos, pratos, toalha, vela… tudo isso é facilmente encontrado em diversos temas até nos supermercados.

 quebra-cabecas toy story

lembranca toy story

Tudo pronto com uma semana de antecedência! Ops, tudo não! Faltava a fantasia, sexta-feira é dia de ir fantasiado pra escola, e sendo a festa do Toy Story, precisávamos incrementar a fantasia do pequeno Woody, que a essa altura se resumia a uma camisa. Eu confesso que tenho dificuldades em comprar fantasias, eles adoram, eu sei, mas eu acho quase tudo horrível, de má qualidade, tecido sintético…. acabo sempre preferindo camisas de algodão que imitem ou remetam aos personagens. Assim acabei encontrando um kit com chapéu, cinto, lenço e colete que complementava perfeitamente a camisa que ele já tinha. Fiquei feliz da vida!!!

Aí chega o dia da festa!! Hoje!!! Como era de se esperar, Pedro levantou às 7 da manhã louco pra ir pra escola, começou o dia ganhando seus presentes, um boneco do Woody (não podia ser diferente né!) e os acessórios da fantasia. Adorou tudo! Decidimos dar esses presentes hoje, apesar do aniversário ser mesmo no domingo, porque ele poderia levar para a festa. Só que não é só criança que tem expectativas frustradas, quando os pequenos vão crescendo e começando a manifestar suas vontades, muitas vezes somos nós, mães e pais, que não temos nossos desejos atendidos. Quem nunca teve uma foto negada bem naquele lugar ou momento que você queria tanto registrar?! Pois é, quem disse que ele queria levar o boneco e a fantasia pra escola?! Ali começou o stress matinal, não muito diferente da rotina diária, mais ligeiramente agravado pela excitação e ansiedade. Foi um tal de vou com essa ou com aquela roupa, guarda chapéu, bota na mochila, mas na mochila amassa Pedro, mas eu quero na mochilaaaaaa…. Guarda boneco no cesto, não papai não pega o Woody, guarda tudo na gaveta…Pedro vamos levar a camisa do woody pra você vestir depois do banho, pra não sujar, tá bom mamãe, vou levar na mão pra Rô vestir (fazendo um bolinho com a camisa na mão)…. aff! Haja paciência e calma pra lembrar que ainda que você esteja frustrada porque não está saindo tudo como você planejou, você sabe lidar com isso, ele não! E afinal a festa é dele…. deixa ele ser um woody sem chapéu ora bolas!!! Mas claro, sem esquecer de educar né! Assim fomos pra escola sem o boneco (que com certeza ele não queria emprestar, por isso queria levar), vestido com a camisa, e levando os acessórios na mochila.

E aí depois de deixá-lo, fiquei aqui louca de ansiedade pra saber como foi, pra ver as fotos, pra ouvir o que ele vai contar!!! Mas isso eu conto em outro post, ok?! Até mais!

 

1 comentário

  1. Adriana comentou:

    Fernanda.. Parabéns pelo blog!! Muito legal… Lendo seus posts fui lembrando todos os momentos do Pedro neste ano no ambiente escolar… Como cresceu!! Com relação ao dia de hj nem se fala.. Ele foi me passando todas as recomendações desde cedo..kkk .. uma graça!!
    PARABÉNS!!!

Deixe seu comentário!