Hora do banho: idéias para tornar esta hora mais divertida e menos discutida!

Categorias: Dicas, Falando de filhos, Muito mais, Prosa de mãe

Quem tem filhos na faixa dos 2 a 4 anos de idade (pelo menos) sabe bem, todo dia a hora do banho é aquela lenga lenga…. Eles fazem de tudo para enrolar, afinal quem quer largar a brincadeira, ou o desenho na tv para tomar banho?!

Aqui em casa desde de sempre, a hora do banho inicia a rotina para dormir, e sempre funcionou bem, o banho acalma, e essa rotina sinaliza para o bebê o que vem a seguir. Acontece que a medida que Pedro foi crescendo, lógico, ele já sabia que ir para o banho significava que acabou o dia, e que em seguida seria hora de dormir… a aí a porca começou a torcer o rabo porque me digam, qual criança gosta de dormir?! Gente seria tudo tão mais fácil se eles tivessem a mais vaga noção do quanto sentirão falta dessa liberdade para dormir da infância, não?! Ah, se eles pudessem dar um pulinho no futuro e se ver no meio daquela aula chata lutando contra o sono… ou naquela manhã de segunda feira pós início do horário de verão…. Enfim, não tem jeito, criança acha que o mundo vai acabar toda noite e eles precisam aproveitar e brincar, eles nunca querem dormir! E por conta disso aqui em casa, Pedro passou a não querer tomar banho….. e a discussão se arrastava sempre atrasando e conturbando ainda mais a hora de dormir.

Hora de pensar em mudar a rotina? Acho que sim…. embora mudanças de rotina por aqui sejam um pouco complicadas. Tenho um filho metódico ao extremo, culpa minha (que seguia uma rotina quase militar quando ele era bebê!) ou da genética (e que fique claro que neste caso eu estou isenta de culpa!)?!. Além de tentar diminuir a resistência desassociando o banho da luta contra o sono, este ano Pedro passou a fazer futebol 2x na semana no fim do turno na escola, então achamos que era um ótimo momento para passar o banho para mais cedo já que ele chega bem suado. Agora chegamos em casa direto pro banho, depois ele lancha e fica livre pra brincar até a hora de dormir…. simples assim? Claro que não!

Mas apesar disso acho que está funcionando, se antes o banho acalmava, agora dá uma revigorada nele, que chega meio cansado da escola, e como toda criança cansada, também meio enjoado… O banho dá uma cortada nessa onda, e a na hora de dormir ele já está mais calmo e menos resistente. Ainda assim, como quase todo dia ele reclama pra entrar no banho, conto com duas estratégias para ganhar tempo nessa negociação, uma é o Painel Educativo que já falei aqui e outra é fazer do banho parte da brincadeira, um momento dele conosco (sempre toma banho comigo ou com o pai)!

Aqui algumas idéias para tornar a hora do banho mais divertida e menos discutida:

Este slideshow necessita de JavaScript.

1 comentário

Deixe seu comentário!