Sobre a rotina com o bebê: o que eu aprendi com Laura – dia 64

Categorias: 100 Primeiros dias

E se passaram 64 dias! Dois meses em que um dia não foi igual ao outro! Quando nova eu achava rotina um saco, pensava que significava monotonia, como boa geminiana eu queria estar a cada dia em um lugar, acordar cada dia em uma hora…. Mas eu cresci e aprendi a gostar de rotina, a gostar das coisas em seus devidos lugares, especialmente depois de ser mãe, aprendi o o quanto é importante uma rotina com o bebê.

rotina com o bebêEm pouco mais de dois meses a rotina com Pedro já estava perfeitamente desenhada, ele acordava cedo, íamos a pracinha, voltávamos e eu preparava um banho, com direito a massagem antes de entrar na banheira, então ele mamava e dormia, no berço, uma longa soneca de umas 2, quase 3 horas. À tarde tinha tapetinho, música, brinquedinhos e às vezes uma voltinha pelo quarteirão, até que tinha outro cochilo curto e papai chegava bem na hora que ele parecia incomodado, revezávamos o colo até acalma-lo, às 20:30 massagem de novo e dessa vez o banho era com o pai, então mamava e dormia, até a manhã seguinte, com uma ou duas despertadas para mamar no meio do caminho. E assim era nossa vidinha delícia e eu sempre acreditei que essa rotina quase militar me rendeu bons frutos na criação dele.

Aí vem Laura, imprevisível, inconstante, complicada e perfeitinha. E a essa altura não só estamos longe de estabelecer rotina, como eu já sei que naquele nível jamais chegaremos. Porque os filhos são diferentes, porque eu mudei e porque agora são dois, cada um no seu ritmo, e a rotina tem que ser boa pra todo mundo e isso começa justamente pela flexibilidade. E quer saber, foi ótimo com Pedro, mas pode ser ótimo também descobrir uma nova forma, porque é isso, não tem receita, e a gente tá sempre aprendendo, desenvolvendo os instintos. Por hora aprendi que os horários importam menos que a ordem, então não importa a hora que acorda nem que mama, tento apenas seguir a mesma sequência, troca – mamada – interação – sono, banho no fim da tarde e recomeça o ciclo, e de noite primeiro coloco Pedro que tem hora pra dormir e depois com ela as coisas são do jeito que der…. E vamos levando, e estamos indo bem assim!

Deixe seu comentário!