Ainda sinto o bebê mexer na barriga, estou louca? – dia 183

Categorias: 1000 dias de mãe, Versos diários

183 dias, e o cansaço dos últimos seis meses potencializado pelas duas últimas semanas parece ter se abatido todo de uma vez sobre mim….. estou exausta, e é no ventre que eu sinto, depois que fui mãe, eu sinto tudo no ventre!

Pois é, agora dependendo do que vocês comentarem vou descobrir se a maluca sou eu, ou se isso de fato acontece. Mas a questão é que depois da primeira gestação por muito tempo, eu sentia o ventre, a cada susto, ou a cada notícia triste que eu lia, era lá a pontada, e sem falar em sentir como se um bebê mexesse, acontecia tanto, e por alguns períodos com tanta frequência que por mais de uma vez achei que estava grávida novamente.

E então aos poucos isso foi sumindo, mas um outro sintoma muito específico nunca passou, toda vez que eu me submetia a um esforço físico maior, como retomar uma rotina de caminhadas, ou voltar à ginástica ou ainda um dia puxado no trabalho ou uma grande arrumação em casa, em todos esse casos eu ficava dolorida no baixo abdômen, às vezes na pelve, nas costas (como no período menstrual), uma sensação de estar descadeirada como no fim da gestação. Isso se manteve por anos, diminuiu a intensidade e a frequência, mas nunca passou, e agora após o segundo parto, tudo se repete.

É como se tudo aqui dentro estivesse solto e ao esforço contínuo, o impacto é o peso sobre a pelve causasse esse desconforto, bem parecido como o que o peso da barriga provoca ao final da gestação. Ou como aquela história de membro fantasma que ocorre com amputados, como se o corpo ainda reagisse a um bebê que não está mais lá, ou será mesmo só essa imensa transformação do meu corpo que o tirou do eixo e ainda não retornou?! Eu não sei, só sei que o ventre vazio ainda transborda.

1 comentário

  1. Lilian comentou:

    Eu tbm sinto isso. Meu bebê fez 7 meses ontem.

Deixe seu comentário!