Mãe de dois: afinal, é mais fácil ou mais difícil?! – dia 207

Categorias: 1000 dias de mãe, Versos diários

207 dias de uma mãe de dois! É mais fácil? Mais difícil? Não, o segundo filho não é nem mais fácil nem mais difícil, é completamente diferente, às vezes mais fácil às vezes mais difícil…. mas ser mãe de dois, apesar de infinitamente mais cansativo, e por esse aspecto presumivelmente mais difícil, para mim não tem sido. Mesmo sem ser duas me descobri uma mãe melhor ao ter dois filhos!

É bem mais difícil colocar pra dormir quando um acorda o outro, mas saber que o desespero e a pressa não vão resolver torna mais fácil. É mais difícil quando os dois choram ao mesmo tempo mas é mais fácil jogar o resto pro alto e manter a calma. É mais difícil quando um não come e a outra não larga o peito, mas é mais fácil respirar e esperar, porque vai passar, tudo tem seu tempo. É mais difícil não dormir à noite, mas é mais fácil espantar o sono de manhã cedo quando o mais velho está com a corda toda.

Acima de tudo é mais fácil me perdoar por não seguir uma rotina perfeita, por não ter sempre toda a paciência do mundo. É mais fácil me permitir errar e em admitindo meu erro é mais fácil também admitir os dele, é mais fácil respeitar, e num círculo vicioso acabar tendo mais paciência. Se ao final de todos os dias eu preciso pedir que guarde os brinquedos, se ele reclama, chora e está cansado e pede ajuda, não é difícil entender, porque eu também estou. É mais fácil entender que é melhor deixar a roupa pra guardar amanhã e ajudá-lo com os brinquedos.

Ao ser mãe de dois passei a me enxergar melhor como mãe e principalmente a perceber melhor os meus filhos. Muitas coisas do dia a dia são mais difíceis sim, mas é mais fácil enfrentá-las. Afinal não é só amor em dobro, é força em dobro também!

Deixe seu comentário!