Mãe que fica em casa também merece fim de semana – dia 226

Categorias: 1000 dias de mãe, Versos diários

226 dias, há 226 dias eu trabalho em casa, sim porque ficar em casa está longe de ser só ficar em casa, ficar em casa é trabalhar 24 horas por dia, sem pausa pro café, sem intervalo pro almoço e sem final de expediente. Se ele trabalha fora, eu trabalho dentro, estamos quites!

 

Hoje é sábado, e o que muda para a mãe que fica em casa?! Quase nada né! Mas o marido, ah! o marido precisa descansar no final de semana, afinal ele trabalha a semana inteira…. e nessa linha de pensamento, ter o marido em casa significa ainda mais trabalho para a mãe. Não, aqui em casa não é assim, e em casa nenhuma deveria ser! Sim, aqui o papai trabalha todo dia, acorda muito cedo, e durante a semana chega bem cansado à noite, dá uma ajuda com a pequena, dá banho o mais velho, mas com a casa pouco ajuda. Acho justo!

 

 

Mas no fim de semana eu também mereço a folga, certo?! Já que apesar de não ter horário fixo e não bater ponto, todo dia cumpro uma infinidade de tarefas, arrumar camas, casa, almoço, lavar louca, lavar roupa, estender, guardar, isso sem falar na assistência às crianças, e no trabalho com o blog. Então aqui em casa no fim de semana o papai assume a cozinha, e muitas vezes outras coisas também, supermercado e outros, o que não quer dizer que eu tenha folga de todas as minhas funções. Assim como a mãe que trabalha fora sempre tem que assumir algumas tarefas da casa no fim de semana, para mim algumas também persistem, em especial aquelas associadas às crianças.

 

Ter uma rotina diferente no sábado e domingo é fundamental para a minha sanidade materna. Hoje por exemplo mal entrei na cozinha, não precisei lavar louça e nem roupa, não é sempre assim, mas mesmo quando faço, o mínimo que posso fazer por mim é não tornar isso uma obrigação e nem uma prioridade. É me permitir fazer escolhas como aproveitar que finalmente Laura dormiu por 2 horas à tarde (aleluia!!!), e dormir também!

Quando uma mãe decide se dedicar à casa e aos filhos integralmente, a primeira coisa a se fazer é encarar isso como trabalho, é preciso se organizar, cumprir processos e principalmente se dar folga, estabelecer limites. E acima de tudo entender que esse modelo é uma parceria onde cada um tem seu papel, e ser a primeira a valorizar o seu de igual para igual com o do seu marido.

Mãe que fica em casa também merece dormir à tarde, e à noite, descansar no fim de semana e espairecer de vez em quando! Eu mereço, você merece, tanto quanto eles!
Leia também Na minha casa às funções são compartilharas em Aprendizados de Mãe.

Deixe seu comentário!