Natal com crianças: depois dos filhos o natal é mágico – dia 234

Categorias: 1000 dias de mãe, Versos diários

Dia 234! 25 de dezembro, natal! Pra falar a verdade não sou das pessoas mais animadas com a festa, aqui em casa, a decoração e os presentes ficam por conta do papai, eu mesma chego a dezembro louca que o ano que já deu acabe logo, e que venha janeiro com ar de ano novo e fôlego renovado!

Minhas lembranças de infância todas remetem a festa da minha avó, era uma alegria encontrar a primarada, a festa era durante o dia 24 porque meus avós moravam em teresopolis, cidade próxima do rio (na verdade, nós também), mas o restante dos tios tinha que pegar a estrada. À noite estávamos sempre cansados demais, e em casa mesmo não tinha nada, nem árvore nem ceia…. no dia 25 almoçávamos com meu pai! Os anos passaram os irmãos foram indo passar a noite com a família de seus namorados, mais tarde, a festa da vovó virou festa dos primos e acontece um final de semana antes do natal, afinal todos agora tem suas famílias também!

Assim passei a ligar cada vez menos para a data, preguiça da confusão, família grande faz uma baita confusão nessas horas, começa pela discussão da data, local hora, dinâmica dos presentes, amigo oculto… aff! e tome e-mail pra lá e pra cá, até que inventaram o WhatsApp… ufa! Foram anos tendo 3 festas pra ir, da mãe, do pai, da sogra…. e nada para fazer na noite de 24! Talvez por tudo isso eu não me animasse com a data…. mas aí nascem os filhos!

Natal com crianças volta a ser mágico, tem que ter árvore, tem que ter presente até pra mim, de quem eu mesma me esqueço, mas ele faz questão! Natal com crianças tem ansiedade pela meia noite, tem alegria, e tem vergonha na hora do amigo oculto. Tem troca de presente entre os primos, “só pra ele brincar um pouquinho, vai!”. Tem presépio, de todos os itens da decoração natalina, o meu preferido, e tem história do menino Jesus! Natal com crianças tem bebê chorando no meio da festa, tem mãe que não aproveita quase nada tentando fazer o bebê dormir no quarto, e tem sobrinha adolescente que um dia foi o bebê no quarto, fazendo companhia! Mas  tudo bem, é só um natal da minha vida, só o primeiro da vida dela, virão outros!

Natal com filhos tem um monte de embalagens de presente espalhadas pela casa, tem silêncio enquanto o mais velhos brinca com os presentes e a mais nova dorme o que não dormiu a noite! Natal com filhos tem a alegria de ver a generosidade dele que fica tão feliz em receber quanto em dar presente. Natal com filhos é tudo que o natal é de fato, mas que andava esquecido debaixo da minha preguiça e rabugice…… natal é renascimento, renovação, esperança de dias melhores!

E enfim eu cresci, a família também, finalmente temos festa na noite feliz, e filhos! E o natal é para eles, por eles e acaba sendo para nos também!

Feliz Natal!

Deixe seu comentário!