Férias em família – dia 263

Categorias: 1000 dias de mãe, Versos diários

Dia 263, dia de voltar à realidade! Foram 4 dias longe de casa, dias de sol, de piscina de verdade, de cozinha americana, de almoço às seis da tarde e jogo americano na mesa de centro em frente à TV! Dias de férias em família como quando eu era criança!

Se é que podemos chamar 4 dias de férias, mas é o que temos pra hoje, ou melhor tínhamos pra ontem! Passar uns dias em outra casa é bem diferente de passar um feriado num hotel, que até hoje era o único tipo de viagem que havíamos feito em família! Passar uns dias em outra casa ou apartamento remete minhas férias na casa dos tios, é tempo junto de verdade, a recreação é com a gente mesmo, a TV é uma só e não tem 1000 canais de desenhos, comprar pão de manhã cedo é um programa, dormir todo mundo no mesmo quarto também!

São muitas lições a serem tiradas de um fim de semana como esse, enquanto ele aprende a compartilhar o tempo e o espaço, a TV com os adultos, a bóia com a irmã, o tempo do mergulho com o do papo à beira da piscina, o programa que ele quer é o modo café da manhã, esperar a vez no banho, a hora do papai cozinhar e de brincar. Nós aprendemos o quanto desses momentos fazem falta no dia a dia, e quantos fins de semana são precisos pra suprir essa falta! Não é como estar em casa quando ele se distrai com seus brinquedos no quarto enquanto preparamos o almoço, também não é como estar num hotel e emendarmos uma atividade na outra, sem quase pararmos no quarto. É tempo junto, num lugar novo, sem recursos, sem barulhos, sem intervenções, sem terceiros, é tempo de conversar, de se ouvir, de se olhar!

Uns dias de folga servem à cada um individualmente, descanso, lazer, espairecer…. e servem à todo como família, não já compromisso que não envolva a todos, não há papel a ser exercido ou tarefa a ser cumprida…. é tempo de levantar junto ir dormi à mesma hora, tempo de esquecer o relógio e o celular. Tempo de ver o filho nadar, filmar a pequena começando a engatinhar, de colecionar memórias e proporcionar lembranças. Não importa onde, nem por quantos dias, tirar férias com eles é indispensável!

Deixe seu comentário!