Preciso de tempo para mim em meio a rotina de mãe – dia 272

Categorias: 1000 dias de mãe, Versos diários

Duzentos e setenta e dois dias, em 272 dias, quantas horas foram pra mim?! Se eu considerar trabalhar como tempo para mim, foram algumas, quase todas na madrugada…. agora, se tempo pra mim é lazer, cuidado, relaxamento, prazer….. ah! Foram bem poucas!

Quando Pedro era pequeno demorei muito pra ter esse tempo, anos na verdade…. mas a minha ansiedade por ele também foi menor do que é agora. Tendo voltado a trabalhar , eu tinha ainda menos tempo, sentia saudade mais do que culpa, e queria aproveitar todo minuto. Além disso era tudo muito novo e intenso, cansativo física e emocionalmente, Pedro dormia por volta das 9 e às 10 eu já tinha apagado também…pensando na hora que ele acordaria para mamar na madrugada, e olha que era uma vez só! Agora nem me dou o trabalho de contar! Então, passando quase 9h, e depois de um ano quase 12h, contando o deslocamento, fora de casa… um tempo que não era nada meu porque no trabalho eu mal respirava, e ir para lá era um suplício ….. passando tanto tempo fora, eu não tinha mesmo nenhum tempo pra mim e nem queria, eu queria estar com ele cada minuto que sobrasse.

Hoje a realidade é outra, além da maternidade não ser mais aquela novidade toda, não voltei a trabalhar fora, e o trabalho que faço de casa, nas horas que posso, é algo que me motiva e muito, por isso até classifico como um tempo meu, porque me realiza. Além de tudo isso, passo o dia com as crianças, ainda que nem todo o tempo seja dedicado à elas, é o dia todo escutando “mamãe” e choro, pegando no colo, pegando água, pegando brinquedo, dando comida, dando bronca, dando carinho…. toda essa dedicação aumenta muito a minha necessidade de tempo pra mim! Quando eu saía para trabalhar eu não ficava feliz mas é fato que eu descansava de ser mãe, hoje eu não sinto saudades dos meus filhos, mas eu sinto mais saudades de mim!

E aí faz como?! Bom, eu não durmo! Sabe aquele conselho que eu mesma dou sobre dormir quando ele dorme, eu não pratico! Porque tem mil coisas que eu quero fazer além de dormir, eu quero escrever, eu quero pensar, eu quero ser…. eu quero ouvir o silêncio, eu quero não fazer nada…. e eu ainda posso querer ver TV, assistir um filme, ler um livro, ficar com meu marido…. a gente precisa de tudo isso, às vezes tanto quanto precisa dormir!

1 comentário

  1. Dani comentou:

    É bem assim, estou super dividida com a volta ao trabalho, sabendo que vou sentir saudades da pequena, com medo de como vou encarar o dia-a-dia sem dormir a noite…. Mas ao mesmo tempo ansiosa pelo sair de casa, ter um tempo pra ser outra coisa além de mãe e culpada por desejar isso kkkk… . Tá fácil de me entender não! Kkkk

Deixe seu comentário!