Um relato sincero sobre ter dois filhos – dia 520

Categorias: 1000 dias de mãe, Versos diários

Dia 520 e o relato de hoje poderia ter sido escrito ontem ou em qualquer dia dos últimos meses…. Passados mais de 500 dias, chegou a hora de um relato sincero sobre ter dois filhos!

Sabe aquela sensação de família completa? Afinal dois filhos, no meu caso um casal, é o modelo da perfeita família de comercial de margarina, certo?! Então, na hora das fotos, do passeio em família pelas ruas do bairro, é bem isso mesmo, cada um com um no colo, um empurrando o carrinho, outro dando a mão ao mais velho…. tudo perfeito! Mas no dia a dia também é exatamente assim e é aí que o bicho pega! Os dois sempre ocupados, a marcação é homem a homem, não sobra ninguém na cobertura. Tipo “amor, hoje você coloca os dois pra dormir e eu vou tomar aquele banho…”, não rola! Enquanto um coloca Laura na cama, o outro escova os dentes do Pedro, bota pra fazer xixi…. E no restaurante no fim de semana, é um dando comida pra um e o outro guerreando com o outro pra comer direito! E ninguém comendo em paz, nem eu nem ele!

Em suma, aquele revezamento camarada pra alguém conseguir ter um tempinho pra si ficou pra trás.
Assim como ficaram pra trás a manicure, a hidratação no cabelo…. enfim eu fiquei pra trás. Já faz cinco meses que eu deixei de amamentar e só ontem percebi que ainda uso sutiãs de amamentação, nem me lembrei de tirar os antigos do armário!!!

E sim, nada é mais lindo do que vê-los brincar juntos, mas a verdade é que isso não acontece nem 10% do tempo. A maior parte do tempo eles brigam, ou ela fica atrás dele e ele reclama dela. Eu tenho três irmãos mais velhos, conheço essa dinâmica entre irmãos, mas não tinha como lembrar que começava tão cedo. E é um tal de “mae, coloca ela no berço”, “mãe, tira a Laura daqui”, ela não deixa ele brincar, ele não deixa ela pegar os brinquedos e está armado o caos!

Maravilhoso que eles tenham um ao outro no futuro, para dividir o peso das nossas expectativas, para dividir as preocupações conosco. Mas no presente, dividir o quarto tá difícil, dividir o mesmo espaço onde um brinca de lego com minúsculas peças e a outra parece nunca sair da fase oral, é desesperador. Cuidar de um filho é cansativo, cuidar de dois é ainda mais, mas tenso mesmo é cuidar dos dois ao mesmo tempo, com todas as interações e interferências implicadas, aí é exaustivo. Pedro é calmo, mas Laura agita ele. Laura já dorme bem melhor a tarde, pelo menos, mas ele acorda ela!

Ter dois filhos é maravilhoso, desde o dia que o segundo chega à família você já não lembra como ela existia sem ele. Mas se eu disser que nunca me pego imaginando como a minha vida estaria tranquila se, a essa altura, só tivéssemos o Pedro, eu estaria mentindo. Aos cinco, dormindo eventualmente na casa da avó, passando o domingo com os tios, as tardes na escola… Sem contar as horas e horas desenhando ou assistindo TV. Não, eu não trocaria minha piquitita por sossego nenhum, mas que Eu estaria mais sossegada estaria. E do fundo do coração hoje eu entendo melhor as mães que decidem ter um só.

Essa nunca seria a minha escolha. O segundo filho realmente completou a minha família, trouxe equilíbrio…. mas vou te falar, nessa fase de agora  eu estou bem desequilibrada, isso sim!

4 comentários

  1. Fér comentou:

    Concordo com vc,tamujunta,rrss
    Só discordo,pois EU
    Não entendo quem decide ter só um
    Jamais entenderei🙋

  2. Andrea comentou:

    Se eu já me sinto acabada com uma de 1 ano e 2 meses, nem imagino como seria com 2!!!

  3. Dari comentou:

    Oi, amei sua sinceridade, dizer as dificuldades não diminui o amor que sentimos pelos nossos filhos. Acho completamente normal sentir-se assim, o maravilhoso de tudo é que você foi sincera e não mantém essa imagem da publicidade de margarina como se fosse 100% o tempo todo. Obrigada por sua sinceridade, sou mãe de 1 e não vamos ter mais filho por questões de cuidado. Etc…. Mas posso te falar que adoraria ter esses problemas de ter que cuidar de dois e ficar louca,claro desde que meu esposo valorizasse todo esse trabalho e me cuidasse como uma rainha.

  4. Vanessa comentou:

    Estamos juntas na mesma situação 😂😂😂😂 aqui tenho um menino de 3 anos e uma menina de 1 anos estao na mesma fases que seus. Mais gente se estressa mais nao sabemos viver sem eles ne?😉😙

Deixe seu comentário!